quinta-feira, 7 de julho de 2011

Glossário

Glossário
An-tet: o termo tet refere-se a pessoas ligadas pelo mesmo destino ou objetivos. An-tet implica um laço emocional íntimo. Também pode significar intimidade sexual.

Char: a maioria das palavras na Língua Superior possui múltiplos significados. Entretanto, char é uma exceção a essa regra. Char é a raíz de muitos dos termos do Mundo Médio, incluindo Grande Vento Charlie e Árvore Charyou.

Dihn: um dinh é um líder ou rei.

Gunna: o termo gunna parece significar todos os bens materiais de uma determinada pessoa.

Ka: como muitas palavras da Língua Superior, ka possui significados múltiplos e, sendo assim, é difícil defini-la com precisão. Significa força vital, consciência, dever e destino. Na língua vulgar, ou Língua Inferior, também significa um lugar para onde um indivíduo deve ir. Os termos mais aproximados na nossa língua são, provavelmente, dita e destino.

Ka-mai: ka-mai significa bobo do ka.

Ka-tel: ka-tel é uma classe de aprendizes de pistoleiros.

Ka-tet: literalmente, ka-tet significa "um que é composto de muitos". Ka refere-se ao destino; tet a um grupo de pessoas que compartilham interesses e objetivos. Ka-tet é o lugar onde as vidas dos homens são interligadas pelo destino.

Khef: na língua original do Mundo Antigo, khef significava muitas coisas diferentes, entre elas água, nascimento e força vital. Abarcava tudo que era essencial para a existência. Um indivíduo pode progredir no khef. Aqueles que atingem os níveis mais altos no khef (níveis sete e oito) são capazes de se separar clinicamente de seus corpos. O eu físico pode estar sedento, mas a mente fica à parte, como uma espectadora.

Sai: embora seja usado na Língua Inferior, o termo sai parece ser uma forma de tratamento surgida na Língua Superior. Sai é um termo respeitoso e pode ser grosseiramente traduzido como senhor ou senhora.

Tet: um grupo de pessoas que compartilham os mesmos interesses e objetivos.

Manni: tribo nômade do Mundo Médio.

Erva do diabo: Uma espécie de "droga" do Mundo Médio, responsável pela loucura e ruína de muitos.

Velha Mãe: lua.

Longos dias e belas noites: saudação muito usada no Mundo Médio.

Bisca: jogo de cartas originalmente disputado com o baralho espanhol. Porém, com sua difusão, hoje em dia o jogo foi adaptado e é jogado com baralhos comuns atuais. O objetivo do jogo é fazer o número de pontos estabelecido pelos jogadores antes de se iniciar a partida, que podem ser 500 pontos ou a soma de 10 rodadas.

Bom livro: bíblia.

Mescalina: droga semelhante ao LSD.

Pol-kar: dança típica de Nova Canaã.

Commala: dança da noite da colheita.

Popquim: sanduíche.

Velho Astro: sol.

Mica: Espécie de pedra (minério) sem valor algum.

Silva: tipo de café servido em River Crossing.

Roont: não chega a ser um estado vegetativo ou totalmente inútil, já que apesar de completamente lerdos, os indivíduos roont ainda possuem consciência. Mas em geral, são bobos, de raciocínio lento.

Todash: espécie de transe. Uma das varias formas de viajar entre os diversos mundos existentes. Não chega a ser um sonho, já que em estado todash você realmente viajava para outros lugares. Quando se está em todash, as pessoas não notam sua presença física, mas inconscientemente elas sabem que você está ali.

Graf: cerveja feita a base de maçãs.

Trum: pessoa com auto poder de persuasão.

Dan-dinh: significa apresentar ao seu dinh algum problema insolúvel emocional, geralmente ligado a casos amorosos. Quando alguém faz isso, aceita exatamente o que o dinh sugere, sem questionar.

Dash-dinh: líder religioso.

Créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário